quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mitos brasileiros: Verdade ou Mentira? - Narradores de Javé

Dentro da programação do Projeto "Mitos Brasileiros: Verdade ou Mentira?", as turmas participantes assistiram ao filme brasileiro Narradores de Javé. Abaixo algumas considerações sobre o longa na visão dos alunos.

Narradores de Javé

Assistimos ao filme Narradores de Javé, que conta a história de um povo que não tinha a sua história registrada em cartório e, por isso, iam perder o seu espaço.
Os moradores se unem e resolvem criar a história de Javé, porém o povo é analfabeto. Somente um homem, Antônio de Biá, sabia ler e escrever. Então, os moradores resolvem chamá-lo para que ele possa registrar a história do povoado
Biá foi visitando os moradores e escutando as histórias que eles tinham para contar. Porém, ele teve dificuldades porque as histórias eram contadas de diversas maneiras, deixando-o confuso quanto à verdade dos fatos.
No final as pessoas acabam perdendo suas casas e quando já não havia mais necessidade, Antônio de Biá senta-se no barco e começa a escrever a história do povoado de Javé.
Com o filme aprendemos que os mitos vão se formando através das histórias que o povo conta, algumas são verdades, mas outras são criadas pela imaginação.


Turma da Professora Nalva (2º ao 5º ano) - Vespertino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário