Atividades "Extras"


Prática Esportiva
A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento humano e capacita o sujeito a lidar e desenvolver suas competências, sem falar no esporte como instrumento pedagógico. O esporte cada vez mais vem revolucionando as escolas do país. A primeira preocupação deve ser uma organização correta da percepção e do controle do próprio corpo. 
(Fonte: http://www.unifenas.br/pesquisa/semic/iiisemic/anais/trab/Pedagogia/resumos/ped3.PDF)

Os professores Gentil e Gustavo desenvolvem junto aos alunos as práticas do volêi, futsal e recreação. As aulas ocorrem todos os dias, e pretendem trabalhar as questões que envolvem o corpo como um todo desde o físico como mental, com a utilização de regras e combinados específicos entre os grupos de trabalho.

 Professor Gustavo na recreação

Professor Gentil e alunos do futsal

Informática

“A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia [...] Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas[...] Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática traz novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”                        
FRÓES

As aulas de informática são ministradas pelos professores Júnior e Edival e se dão todos os dias nos dois horários matutino e vespertino. O trabalho e desenvolvido na perspectiva de contribuir para que a criança se aproprie do saber e passe a utilizá-lo na sua vida. A atividade de informática vem aliada ao que está sendo desenvolvido em sala de aula pelos demais professores e o computador entra como ferramenta na construção desse saber. É primordial para a criança desenvolver essa capacidade de forma contínua e natural, passando assim a estar incluída no mundo digital fazendo uso de suas diversas possibilidades.

 Alunos na sala de informática

Pintura e Desenho

As aulas de pintura e artes da Casa contam com os professores Vaneildo e Gilmaria, e parceria com o projeto Constellacion.

 Professores e alunos realizando intervenção artística

Alunos em aula

    Revista do Constelações

Capoeira Contemporânea

A partir da década de 1970 um estilo misto começou a adquirir notoriedade, com alguns grupos unindo os fatores que consideravam mais importantes da Regional e da Angola. Notadamente mais acrobático, este estilo misto é visto por alguns como a evolução natural da capoeira, por outros como descaracterização ou até mesmo mal-interpretação das tradições capoeirísticas. Com o tempo, toda capoeira que não seguia as linhas da Regional ou da Angola, mesmo as amalgamadas com outras artes marciais, passou a se denominar "Contemporânea".
( Fonte:http:http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira#Capoeira_contempor.C3.A2nea)

O professor Reinaldo coordena o grupo de capoeira com a preocupação de manter viva as nossas origens. Orienta o uso dos instrumentos e repassa toda melodia das músicas tradicionais e indispensáveis a essa modalidade de capoeira. As aulas se dão toda sexta-feira em seus horários específicos.

Alunos e professor Cipó (Reinaldo)

Musicalização

A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical, cujo principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano. A musicalização é feita através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, etc.
Os trabalhos com musicalização podem ser feitos com crianças a partir de 2 anos de idade. Faz parte da arte-educação ou de atividades recreativas a partir da pré-escola. Também pode ser ministrada em conservatórios como iniciação a cursos de instrumentos ou canto. Existem vários métodos consagrados de musicalização, cada um utilizando técnicas e recursos diferentes. 
( Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Musicalização)

Ministradas por Gilson, as aulas de musicalização na Casa  desenvolvem-se uma vez por semana em ambos os horários, manhã e tarde. Com essa atividade, pretendemos desenvolver a expressão musical, a percepção e a criação de forma lúdica em todo seu processo.


Alunos em aula