quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Centro Sócio: Fundações e Parcerias

Dentro da programação do projeto Centro Sócio: Fundação e Parcerias, as turmas participantes desenvolveram algumas ações a fim de compreender melhor como se deu a construção das parcerias no Centro Sócio e sua fundação. Através de questionários produzidos previamente em sala, entrevistaram Gisela, parceira alemã, com o intuíto de coletar informações a respeito da amizade Mãe Luiza - Penzberg. Em outro momento, visitaram o Memorial Padre Sabino Gentili para conhecer melhor a história do fundador do CSPNSC.

















Entrevista com Gisela e visita ao Memorial

CSPNSC: Espaço de Desenvolvimento Humano - Pesquisando

Dentro da programação do projeto CSPNSC: Espaço de desenvolvimento Humano, as turmas participantes desenvolveram algumas atividades a fim de ampliar os seus conhecimentos sobre o Centro Sócio-Pastoral. Em um primeiro momento, através de questionários feitos com pessoas da comunidade, pesquisaram o que os moradores conheciam do CSPNSC. Colhidas as informações, realizaram uma grande socialização em roda com todos os integrantes do projeto na quadra para aferir e comparar resultados. Por fim, visitaram as dependencias do Centro-Sócio para verificar as informações coletas e conhecer melhor seu objeto de estudo.

Socialização em roda na quadra
Corredos do Centro-sócioMemorial Sabino GentiliMuseu intinerante sobre Mãe LuizaBiclioteca do Centro-sócio

Espaço Solidário: um espaço de convivência, amor e solidariedade - Aula de Campo

Dentro da programação do projeto Espaço Solidário: um espaço de convivência, amor e solidariedade, a turma da professora Wdérica visitou, in loco, as dependências do Espaço Solidário. Com o acompanhamento de um responsável do centro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer cada comodo do local, um pouco da história de sua construção, por quais motivos foi construído esse espaço de convivência e os idosos.

Abaixo o relato do aluno Daniel Santos Gomes sobre a visita:

"Hoje fomos visitar o Espaço Solidário. Lá é um lugar onde as pessoas acolhem e cuidam dos idosos. Quando eu entrei lá vi um paraíso, é o lugar perfeito para acolher os idosos. Tem piscina, sala para fisioterapia e muitas coisas. Tivemos a chance de conhecer tudo que tem por lá.
Uma mulher chamada "Lêda" (LUCILEIDE) nos apresentou o lugar. Primeiramente os quartos dos idosos, os quadros dos moradores que já faleceram. Conhecemos a cozinha, que foi ampliada devido aos moradores e convidados que foram aumentando a cada dia.
Por fim, fomos conhecer a piscina que é usada para fazer fisioterapia e hidroginástica".

Fachada do Espaço Solidário

Refeitório

Corredor dos quartos

Sala de fisioterapia

Piscina

Pátio

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Casa Crescer nas Histórias que o Povo Conta - Entrevistas

Dentro da programação do projeto A Casa Crescer nas Histórias que o Povo Conta, as turmas que o desenvolvem estão entrevistando diversas pessoas, alunos e funcionários, que fazem parte da história da Casa Crescer e contribuíram para seu desenvolvimento. Nas conversas, os entrevistados respondem a questionamentos produzidos pelos alunos em sala e expõem suas impressões e experiências vividas na Casa. É um momento muito gostoso de encontro entre o ontem e o hoje.

Cristiano ex-instrutor de esportes

Marília ex-aluna da Casa

Ketelyn ex-aluna da Casa

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Serões de Dona Benta

Serões de Dona Benta
Autor: Monteiro Lobato
Editora: Brasiliense
Assunto: Infanto - juvenil

Fala sobre diversas coisas interessantes: natureza, gás carbônico, planetas, coisas gasosas, meteoros, o sol, a chuva e a terra . Ensina muitas coisas legais e nos faz aumentar o interesse pela ciência. Quando comecei a ler, achei um pouco chato, mas quando comecei a entender melhor as histórias gostei. Pode ser lido por jovens, crianças e idosos ou por ambos juntos, como Dona Benta faz lendo para seus netinhos Pedrinho e Narizinho.

Resenha produzida por Polyana Eduarda Salvino da Silva. Turma da Professora Wdérica - Vespertino

Grito dos Excluídos 2011

Para nós que fazemos a Casa Crescer, há uma grande importância em fomentar, desde cedo, o gosto pela participação política em nossa sociedade. Discutir questões relevantes para o desenvolvimento da humanidade não é função apenas dos mais velhos. A criança como cidadã e detentora de direitos e deveres também deve estar inserida nesse processo, discutindo, compreendendo e participando ativamente dessa construção. Por isso, os nossos alunos participaram do movimento Grito dos Excluídos, que este ano debateu o tema: Pela vida grita a TERRA. Por direitos todos nós!