sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mitos brasileiros: Verdade ou Mentira? - Caramuru - A Invenção do Brasil

Dentro da programação do Projeto "Mitos Brasileiros: Verdade ou Mentira?", as turmas participantes assistiram ao filme brasileiro Caramuru - A Invenção do Brasil. Abaixo um pouco das relações feitas pelos alunos entre o longa e o que está sendo estudado.

Caramuru – A Invenção do Brasil

Assistimos ao filme Caramuru – A Invenção do Brasil, com o objetivo de visualizar como ocorreu o encontro dos portugueses com os povos nativos (ÍNDIOS). Vimos que muitas das informações contidas na carta de Pero Vaz de Caminha foram narradas de maneira diferente pelo longa.

A carta fala de Diogo que era um degredado que se relacionava bem com os índios. No filme, Diogo é um pintor que foi degredado, e o navio que ele embarcou sofrera um naufrágio indo parar em uma ilha, que na verdade era o “Brasil”, se torna Caramuru e fica sendo líder da tribo. Na carta, Pero Vaz fala que os índios são ingênuos e que trocavam seus pertences por coisas sem valor, coisas que eles não conheciam. Já o filme mostra os índios como pessoas espertas que vendiam suas coisas e enganavam os portugueses em troca de coisas valiosas. Pero Vaz também escreveu que os índios viviam limpos, mas ele não mencionou que os portugueses passavam dias sem tomar banho.

Assistir o filme nos fez visualizar melhor o que havíamos estudado no nosso projeto. Foi uma soma de conhecimentos.

Turma da Professora Nalva (2º ao 5º ano) - Vespertino.



9ª Olimpíada da Casa Crescer 2010 - Desenho da Camiseta

Durante essa semana os alunos da Casa Crescer se reuniram para eleger que desenhos irão fazer parte da arte da camiseta dos jogos olímpicos 2010. Todos os desenhos expostos foram produzidos em sala pelos alunos e enviados pelas professoras para compor o quadro de candidatos. Após o pleito, cinco desenhos saíram como os preferidos pela garotada e foram encaminhados para a construção da arte. Esperamos ansiosos o resultado final que deverá sair em breve.

Desenhos mais Votados


Processo Eleitoral

Escola e Família

Na última quarta-feira os pais dos alunos de 6º ao 9º ano, que estudam na Casa Crescer, reuniram-se para conversar e dar encaminhamento a ploblemas detectados pelos pais e pela Casa.
Os pais relataram que as escolas formais (PÚBLICAS) onde seus filhos estudam, nas poucas reuniões de pais e mestres, lhes são cobrados: que usem o fardamento; que acompanhem a frequencia e os horários da escola; que prestem atenção as atividades que a escola encaminha para serem realizadas em casa.
Contrapondo-se aos pedidos das escolas, os pais colocaram: a falta de professores; os longos meses de espera por carteiras; a falta de livros; as reformas nas escolas no período letivo e os dias sem aula.
Diante de todas essas questões, configura-se a necessidade de uma iontervenção na escola. Para isso, um grupo de pais se disponibilizou a construir uma carta com todas as angustias e sonhos em prol da vida escolar de seus filhos. A carta será enviada para todas as autoridades que estão envolvidas com a criança e o adolescente.
No início do mês de novembro, voltaremos a nos reunir para avaliar todas as ações pensadas pelos pais.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bisa Bia, Bisa Bel

Bisa Bia, Bisa Bel
Autor: Ana Maria Machado
Editora: Salamandra
Assunto: Infanto-Juvenil

Fala de uma Menina Chamada Izabel, que se comunica com a sua bisavó, Bisa Bia, através da foto. Em sua imaginação ela volta no tempo e a avó dá muitos conselhos, sobre a vida , que lhe ajudam no seu cotidiano. É uma linda história de amizade entre bisavó e bisneta, recomendada pra quem gosta de nostalgia e relacionamento em família.


Resenha produzida por Joyce Lima Gonçalves, 10 anos. Turma da professora Claúdia - Matutino